
EDIFÍCIO HÍBRIDO
PAVIMENTO TÉRREO E PAISAGISMO
PAVIMENTOS CORPORATIVOS
PAVIMENTOS RESIDENCIAIS
PAVIMENTOS DE GARAGENS
ENVOLTÓRIA
Por optarmos por privilegiar as vistas e a relação edifício/usuário, desde a implantação até o paisagismo, decidimos nos apropriar disso, começando com os pisos, que ligam os 3 principais acessos ao complexo híbrido e deixam claros os espaços de permanência e de usos diferenciados. Decidimos utilizar piso intertravado cimentício na maior parte do complexo criando continuidade nos percursos e deck de madeira ecológica (WPC) pontualmente em alguns espaços trazendo conforto e aconchego e que além disso, seriam os maiores espaços de permanência.
Adotamos formas mais orgânicas nos principais espaços por conta de o edifício já ser geométrico e reto, causando assim um contraste entre o elemento construído e o paisagismo. Além disso, optamos por materiais como a madeira, o concreto e o metal, trazendo dessa vez, a referência aos materiais da envoltória do edifício, e criando uma continuidade na materialidade.
Por ser um complexo tão grande, com tantos usos e tantos usuários, preferimos por uma escala menor, criando o aspecto de pertencimento, maior conforto e sensação mais agradável ao se deslocar por dentro e por fora do projeto. E por conta dessa escala mais humana, tiramos partido dos níveis, de forma a criar surpresa e dinamismo nos percursos. Além disso, especificamos espécies de pequeno porte, para criar com mais destaque essa sensação de acolhimento e bem estar, localizando as mais “imponentes” próximas ao edifício corporativo, fazendo com que se criasse um contexto do entorno dos edificios de acordo com o uso que eles terão.
Nosso projeto foi pensado mediante as visuais que existem no terreno e a valorização do uso no térreo, se integrando ao contexto do local e dialogando bem com os edifícios vizinhos. Com essa intenção, localizamos os edifícios nas extremidades do terreno, com formato de "L" com a intenção de criar um espaço de permanência centralizado, criando ainda percursos entre os acessos que aconteceriam nas 3 frentes do edifício. Isso permitiria não só a vista do Convento como a vista da praia.
Com a intenção de localizar melhor os usos e setorizar bem o projeto como um todo, elevamos os usos restritos acima do 3º pavimento, criando um térreo vivo e utilizável em todos os horários por todo tipo de usuários.
Pensando também na qualidade de vida e de espaços, queríamos desde o inicio que o edifício residencial fosse voltado para a Rua Josefe Zgaib, por ser a mais tranquila. Logo o edifício corporativo se encaixou no terreno ficando mais ao fundo, com a lateral para a Av. Hugo Musso e a frente para a Av. Henrique Moscoso, estando esta um pouco mais afastada por conta do edifício de entreternimento.
Além disso, todos os usos propostos são deficiências do local que precisariam ser sanadas (apartamentos pequenos, salas corporativas, cinema, grande espaço livre e com arborização), por isso decidimos propor tal programa.
O uso corporativo do nosso complexo fica localizado no maior edifício, com uma vista para o Convento da Penha. Do 1º até o 8º pavimento, existem salas comerciais (6 por andar) com áreas que variam entre 45 e 90m²). A partir do 8º pavimento, existem salas livres corporativas (2 por andar) que contam com área de mais de 200m². A recepção localizada no térreo faz um controle dos visitantes, que ao passar por ali, sobem de escada ou por um dos 3 elevadores. Além disso, os visitantes podem estacionar no primeiro subsolo que é rotativo e pensado para uso deles também.
O uso residencial do nosso complexo fica localizado no edifício de frente a Rua Joséfe Zgaib, com uma vista para a praia. No 2º pavimento, existe uma área de lazer privativa aos moradores que conta com academia, brinquedoteca e um grande espaço livre para possíveis festas e afins, e do 3º pavimento em diante, existem apartamentos de 1 e 2 quartos (6 por andar) com áreas que variam entre 45 e 60m²).
Nosso projeto conta com 2 andares de subsolo, o primeiro subsolo é rotativo e o segundo subsolo é restrito, e conta ainda com uma vaga de carga e descarga localizada no térreo. Os dois andares de garagem somam ao todo 169 vagas de automóveis, 35 de moto e vários espaços para guardar bicicletas. E contam ainda com 10% de taxa de permeabilidade e ventilação.
Nossa envoltória desde os primeiros croquis era pensada com uso de brises metálicos móveis/flexíveis. Por isso, ao chegar nessa etapa, não hesitamos em usá-los. Os localizamos em todas as fachadas, até nas que não contavam com aberturas por questão estética. Tanto os brises fixos como os móveis possuem abertura entre lâminas para que haja o maior aproveitamento da luz natural e menos consumo de luz artificial durante todo o dia. Com o bloqueio dos raios solares, há uma diminuição considerável do calor dentro do prédio e consequentemente redução do consumo no ar condicionado. Os brises auxiliam na proteção da luz solar e trazem mais conforto visual no ambiente.
Por serem brises metálicos, os fornecedores recomendam limpeza periódica com detergente neutro e como há uma decapagem química e aplicação de uma camada de primer, o produto fica com alta resistência e sua durabilidade aumenta consideravelmente. Isso diminui a necessidade de manutenção e gera um ótimo custo benefício por ser um produto de pouca troca/rotatividade.
Decidimos por utilizar uma cor neutra em todo o edifício e esquadrias de pvc com vidro duplo criando uma continuidade, utilizamos brises metálicos com cor de madeira, criando maior conforto visual e aconchego quando unido a cor neutra. No entorno imediato predomina a utilização da cor neutra e uso de vidro, então se encaixa tranquilamente nesse panorama geral da região tanto em materialidade quanto no gabarito.
Além disso foram pensadas marquises em volta das lojas que se abrem para a rua, melhorando assim o percurso, gerando conforto dos usuários em dias chuvosos ou muito ensolarados.
![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|




















![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() |





TÉRREO
LEGENDA PAISAGISMO
3º PAVIMENTO (TIPO)
8º PAVIMENTO
CORTE LONGITUDINAL
3º PAVIMENTO (TIPO)
CORTE TRANSVERSAL
SUBSOLO 1 (ROTATIVO)
SUBSOLO 1 (RESTRITO)

PAISAGISMO

QUADRO DE ÁREAS
Estudo de Insolação
Estudo de Insolação

